• 5 dicas para começar um jardim em casa


    25/01/2021

    Quem não gosta de uma plantinha, não é mesmo? Elas têm o poder de alegrar o ambiente, a vida e o quintal de cada um. A jardinagem, além de proporcionar o prazer de ter um jardim bonito, ajuda na conexão pessoal com a natureza e alivia o estresse.

    Com tantos benefícios dá vontade de ter um, né?  Mas se você quer e não sabe por onde começar, não se preocupe. Separamos algumas dicas para começar e manter um lindo jardim em casa.

     

    Como começar um jardim?

     

    Antes de comprar as mudas, cavar o solo ou pegar as ferramentas você vai precisar de muita pesquisa e planejamento.

     

    https://br.pinterest.com/pin/351912458121292/

     

    1- Conheça o clima da região

    Entenda o clima da região, ele é  equatorial, tropical, temperado, subtropical, mediterrâneo, frio, frio de montanha, polar, desértico ou semiárido? Nós, gaúchos, vivemos em um clima temperado do tipo subtropical. Se você morar em outra região e não souber qual é o seu, uma pesquisa no Google resolve o problema. 

    Após identificar, aprenda sobre as características do clima e como cada estação geralmente se apresenta nele. O Sul, por exemplo, tem invernos mais frios que o resto do Brasil e verões quentes, mas com temperaturas mais baixas que as da região Nordeste. 

     

    2- Escolha as plantas

    Agora que você conhece o clima da sua região, o próximo passo é listar quais plantas se adaptam melhor àquelas circunstâncias. Afinal não se pode plantar um cacto no  meio de uma praia, né? 

     

    Separamos uma lista de plantas que são de fácil cultivo no clima subtropical:

    - Cactos

    - Clúsia

    - Pata-de-elefante

    - Agave

    - Dama-da-noite

    - Crassula

    - Espada-de-são-jorge

    - Luca

    - Aspidistr

    - Kalanchoe

    - Girassóis

     

     

    https://br.pinterest.com/pin/9007267993725296/

     

    3- Analise o solo

    Provavelmente você precisará preparar seu solo para receber as plantas. Mas antes disso, observe os locais mais propícios para receberem as mudas. Leve em conta o tipo de planta que escolheu e o que ela precisa para crescer. O cacto, por exemplo, não gosta de muita água, mas ama o sol. Então, um espaço seco e bem ensolarado é o ideal. 

     

    4- Tenha as ferramentas

     

    Como qualquer outro trabalho, para que tenhamos um bom resultado é necessário escolher as ferramentas certas. Então, a última etapa antes de colocar a mão na massa- ou melhor na terra- é fazer uma lista de todos os equipamentos necessários para o plantio do tipo de planta que escolheu.

     

    https://br.pinterest.com/pin/140385713367869510/

     

    5- Tenha paciência

    Calma, as coisas levam tempo. A plantinha não vai nascer amanhã, mas ela precisa de muito cuidado, então seja paciente. E lembre-se: é para ser divertido e relaxante.

     

     

     

     

     

     



    Por: Redação ZM

  • Navegue por Categoria