• A influência das cores na casa


    17/09/2021

    Home Decor

    Você sabia que as cores são capazes de influenciar o seu humor e a sensação dentro de um ambiente? Elas atuam no seu inconsciente, te fazendo sentir emoções que talvez muitas vezes passem despercebidas. Por isso, a escolha certa das cores para o seu lar  pode transformar a sua percepção quanto a ele. Continue lendo este conteúdo e aprenda tudo sobre a influência das cores na casa.

    Psicologia das cores

    A psicologia das cores é usada para explicar este fenômeno. É um conceito que explica que cada cor traz consigo diferentes ideias, comportamentos e sentimentos, que são acionados inconscientemente pelo nosso cérebro. 

     

    Por exemplo, é muito mais fácil acordar de bom-humor e disposto em um dia de sol e céu bem azul. Já os dias nublados geralmente são mais desgastantes e cansativos. Outra relação é a que uma criança faz ao tomar um refrigerante de laranja, só por ver a cor vibrante, ela sabe que o líquido deve ser doce. Diferente do café, que transmite a sensação de amargor pela aparência. 

     

    A partir disso, é possível aplicar a mesma técnica em cômodos da casa. Despertando nela, as sensações e vibrações que desejar. 

    Cores primárias

    As cores primárias são tonalidades que quando combinadas podem resultar em outras cores. Contudo, não podem ser obtidas por mistura de outras cores. Elas são o azul, o amarelo e o vermelho. 

    Cores secundárias

    As cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais. Ou seja, são resultado da combinação entre o azul, o amarelo e o vermelho. Elas são o laranja, o verde e o roxo.

     

    Vermelho + amarelo = Laranja

    Vermelho + azul = Roxo

    Amarelo + azul = verde

     

    A influência das cores primárias e secundárias nos ambientes

    Confira a influência das cores primárias e secundárias quando aplicada em ambientes:

     

    Azul

    Transmite calma, tranquilidade e organização ao cômodo. Quanto mais fraco o tom de azul, mais ele causa serenidade. Por isso, suas tonalidades mais claras são recomendadas especialmente para os dormitórios. 

    Vermelho

    Transmite energia e intensidade ao local. Sendo também associada ao passional. Combina bem em cozinhas e em pouca quantidade na sala, mas deve ser evitada nos dormitórios, pois pode atrapalhar o sono.  

    Amarelo

    Transmite vitalidade, estimula a concentração e desperta o otimismo. É uma cor cheia de vida que conversa muito bem com os dormitórios e áreas de serviço. 

    Laranja

    Assim como o amarelo, transmite energia, criatividade e potencializa a produtividade do espaço. Sua utilização é recomendada na sala ou cozinha, pois como o vermelho, também é uma cor vibrante e pode prejudicar o sono se aplicada no dormitório. 

    Roxo

    O roxo é uma cor luxuosa que transmite feminilidade. É uma boa opção para ambientes relaxantes e para praticar meditação. Ela está associada a mudanças e indica um novo começo. 

    Verde

    Transmite prosperidade e saúde. Está relacionada à natureza, portanto provoca a mesma tranquilidade e harmonia. É ótima para renovar as energias. 

     

    Gostou de conhecer a influência por trás das cores?  Conte para a gente qual a que você escolheria para a sua casa. 



    Por: Redação

  • Navegue por Categoria