• Como Projetar Uma Ilha na Cozinha: Design e Praticidade


    17/06/2021

    Home Decor

    Ter uma ilha na cozinha de casa é o sonho de qualquer pessoa que goste de receber visitas. Poder interagir com os convidados enquanto prepara a refeição, é um privilégio apenas de quem incluiu o item no projeto. Práticas, úteis e elegantes, elas só trazem vantagens para o seu ambiente. Continue lendo este conteúdo e saiba como projetar uma ilha na cozinha. 

     

    Qual é a função de uma ilha na cozinha?

    A ilha é uma ótima opção para cozinhas mais amplas, pois oferecem um ponto focal no ambiente. Além de dar um layout diferenciado, ela pode possuir muitas utilidades, dependendo de como for projetada.  E para isto, é importante definir qual o seu objetivo principal:

     

    A ilha servirá para o café da manhã? Então, aposte em um design que possibilite a inclusão de bancos ou cadeiras.  

    Precisa de mais espaço para guardar as louças? Prefira modelos que tenham gavetas e armários embutidos. 

     

    Lembrando que o ideal é conversar antes com o seu arquiteto e ouvir a sugestão dele. 

     

     

    Como planejar uma ilha na cozinha? 

    Há alguns fatores que você precisa avaliar na hora de planejar a sua ilha na cozinha. Confira:

     

    Dimensão

    O tamanho da ilha é uma questão fundamental tanto para a estética quanto para o funcionalismo da mesma. Uma ilha muito grande pode sobrecarregar o ambiente, limitando as tarefas que serão desenvolvidas simultaneamente. Por outro lado, se for muito pequena, tende a ser desnecessária. 

    Portanto, se a cozinha for pequena, o ideal é que a ilha tenha pelo menos 90 centímetros de largura e 120 centímetros de comprimento. Em um cômodo maior, é recomendado que tenha pelo menos 4 metros de comprimento. Já a altura deve ficar entre  90 e 100 centímetros. 

     

     

    Fluxos de Trabalho 

    A maneira como os eletrodomésticos e armários serão distribuídos no espaço, será definida pelo fluxo de movimento, área de pausa e relações entre os aparelhos. Por exemplo, a máquina de lavar louça deve estar perto da pia. Da mesma forma que a pia precisa estar perto do fogão.  

    Nesta questão, a regra do "triângulo de trabalho", que indica que cada espaço de trabalho necessita ficar entre 120 e 270 centímetros de distância, é recomendada.

     

     

    Iluminação

    A iluminação da sua ilha dará o toque final. Para isto, luzes pendentes ou outros itens suspensos dão um charme. Lembrando que uma boa iluminação também é necessária para que você tenha boa visibilidade dos alimentos enquanto cozinha ou realiza uma refeição.

     

     

    Com essas dicas você pode começar a planejar a sua ilha na cozinha. Depois de pronta é só convidar os amigos para estrear com um jantarzinho o novo design. 



    Por: Redação

  • Navegue por Categoria