• Cores claras ou escuras na sala, qual o seu estilo?


    26/01/2021

    Home Decor

    A sala de estar é um ambiente familiar, é lá que passamos a maior parte do tempo com a família, recebemos visitas e temos momentos de lazer. Para curtir ao máximo esses prazeres, é importante que o local seja acolhedor e harmônico.

     

    E as cores são fundamentais no processo de energia de um local e são responsáveis por você se sentir bem ou não lá. Por isso, na hora de escolher a cor para pintar a sala é preciso estar atento à questão.

     

    Para ajudar você nessa decisão, separamos as vantagens de cada tom. Veja qual se encaixa melhor para a sua:

     

    Cores claras:

     

    As cores claras são ideais para espaços pequenos, pois causam sensação de amplitude.

     

     

    https://br.pinterest.com/pin/515169644879758483/

     

    Além disso, elas podem influenciar diretamente nas nossas emoções, ou seja, nossos sentimentos e ações são afetados pela tonalidade do lugar. As cores claras são responsáveis por transmitir paz, harmonia e tranquilidade. 

     

    Estes tons são capazes de aumentar a  luminosidade, o que os torna recomendados para cômodos com pouca iluminação. Outra vantagem é a facilidade em combinar as paredes com outros objetos decorativos, pois  geralmente combinam com tudo, permitindo assim, brincar um pouco mais com a decoração. Por último, são mais em conta na hora de comprar. 

     

    Mas as cores claras são recomendadas para qualquer tipo de sala? Não é bem assim, em lugares com muita iluminação solar, um tom claro pode gerar certo desconforto nos olhos.  

     

    Cores escuras: 

     

    Um estilo que vem crescendo nos últimos anos são as paredes escuras, principalmente em preto.

     

     

    https://br.pinterest.com/pin/31454897386852126/

     

    Apesar de muitas pessoas acharem que ter um local da casa com tom escuro pode transformar o ambiente em sombrio e escuro, isso não é verdade. Inclusive se usado da maneira correta, consegue-se um ar sofisticado e moderno.

     

    Como falamos, as cores claras podem ampliar um espaço, mas as tintas escuras  também obtêm quase o mesmo efeito, elas são capazes de provocar uma sensação de profundidade maior. 

     

    Cores escuras também são ideais para esconder as imperfeições do acabamento e ao optar por estes tons foscos, terá um efeito de acabamento ainda melhor. 

     

    Mas vale ficar atento aos detalhes, em casas com o pé direito baixo, paredes escuras podem dar a sensação de achatamento. Elas também não são indicadas para lugares com pouca luminosidade.

     

    Agora que você já sabe os benefícios e cuidados que se deve ter com cada tom, é só escolher a que mais se encaixa para sua sala. Já decidiu? Conta para a gente nos comentários. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     



    Por: Redação ZM

  • Navegue por Categoria